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segunda-feira, 21 de março de 2011

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Acompanhamento Escolar é o nome que se dá àquele trabalho feito por psicopedagogos para crianças com pouca ou nenhuma concentração, hiperatividade, desenvolvimento escolar abaixo da média, dificuldade específica em matemática ou português e de modo geral àqueles que desejam desenvolver sua capacidade intelectual. Ler mais e dirigidamente, desenvolver cálculos matemáticos para o vestibular, concursos ou mesmo treinando seu raciocínio lógico para o cotidiano.
O trabalho do Terapeuta Educacional foca em desbloquear algum processo de aprendizagem que fora interrompido ou mal desenvolvido ao longo da vida de seu cliente. Usa-se técnicas corporais e estímulos intelectuais além de observação terapêutica sobre cada caso.

É comum pensar em acompanhamento escolar para nossos filhos apenas quando surge a ameaça da reprovação.
O recomendável é ficar atento às notas e as dificuldades que a criança apresenta nas lições de casa, desde o início do ano e começar o trabalho logo nos primeiros meses.
O Acompanhamento Escolar tem uma proposta. É direcionado aos alunos que não estão conseguindo acompanhar a rotina escolar e estão encontrando dificuldades nas relações e raciocínios envolvidos nas matérias de matemática e português, mas também se aplica àqueles que por algum motivo não puderam continuar os estudos e sentem necessidade de recomeçar.
E nesse caso, é necessário que o aluno aprenda a estudar e a pensar, por isso o trabalho é feito, duas vezes na semana, com duração de uma hora cada matéria. O que possibilitará um resultado de melhora nas notas nas outras matérias que exijam concentração, leitura e cálculo.

O que se pode observar para decidir se uma criança precisa de ajuda?
• Notas do ano anterior;
• Observações específicas dos professores;
• Dificuldades em fazer as lições de casa; tempo excessivo, desmotivações, esquecimentos, entre outras queixas.
Os pais que estão conscientes dessa necessidade não devem deixar essa decisão pra depois.
É necessário que sejamos acolhedores e determinados. O direcionamento do adulto é importante nesse momento. É muito importante ouvir a opinião da Coordenação Pedagógica da Escola, até mesmo para investigar algum outro problema de aprendizado.
Podemos unir interesses, trabalhando juntos: Pais – Escola – Psicopedagogos.

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