Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

PENSAR É UM APRENDIZADO QUE PODE SER ORIENTADO AINDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Cinestesia = Percepção consciente dos movimentos – saber se está sentado ou em pé sem usar a visão. Importante porque  define a condição de aprendizado de si mesmo em relação ao ambiente.

De acordo com os especialistas, muitas técnicas da ginástica cerebral permitem aplicar o movimento para incrementar a potencialidade da aprendizagem e os recursos e talentos pessoais. Por isso, através de uma série de exercícios, a cinestesia pode criar sinapses cerebrais fortes que estimulam fluidos energéticos, como é o caso da dopamina e da endorfina. Ler, realizar exercícios matemáticos e aprender coisas novas são algumas das sugestões para a ginástica mental.

Sinestesia = significa estar junto à sensação, psicologicamente é usada para definir algo como a sensação que as cores podem passar..., cores quentes, cores frias, cheiros doces ou amargos, movimentos leves ou pesados. Essa palavra deve ser usada quando precisamos explicar que uma sensação nos remete a um movimento/visão ou um movimento/visão nos remete a uma sensação.
A sinestesia é uma condição neurológica que implica que o cérebro interpreta sensações de natureza diferentes em simultâneo, ou seja, um som pode representar uma cor ou um aroma (sensações que não são auditivas). Existe uma espécie de cruzamento de sensações em um só estímulo. Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sinestesia não é uma doença, e por isso não há tratamento para ela. É simplesmente uma forma diferente do cérebro processar as informações obtidas através dos sentidos. A sinestesia é uma característica hereditária, sendo mais provável acontecer se há casos dentro de uma família. Alguns estudiosos afirmam que as pessoas que apresentam essa característica possuem uma memória acima da média e uma criatividade bastante desenvolvida.
Cerca de uma em cada 300 pessoas têm sinestesia, ou seja, a capacidade de aprender através da sinestesia
“ O sonho é uma montanha que o pensamento há de escalar. Não há sonho sem pensamento. Brincar é ensinar ideias. (Andrea Azulay)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário