Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

O que é disciplina que promove a liberdade?


A disciplina  promove o autodomínio e também o autocontrole e com isso muitos acreditam que podem controlar o outro. A disciplina tem seu valor e como todo conhecimento se bem usado só pode favorecer, mas para quem a disciplina é realmente boa? A condição de disciplina não pode se desvincular da ordem, da organização, da seleção. Então como viver a disciplina com liberdade, com criatividade, com autonomia? Será possível?
Sim é possível!
Autonomia é o aroma sutil do autoconhecimento resultado dos treinos e aperfeiçoamentos propostos e experimentados ao longo do processo de disciplina.
Criatividade é o resultado das experiências permitidas e executadas em seu espaço de segurança entre o errar e o aprender.  
A disciplina é sim realmente boa quando em momentos de desenvolvimento se concede um pequeno espaço de segurança para errar e aprender, treinar e corrigir, exercitar e aperfeiçoar. Essa é a disciplina positiva, que colabora com a conquista da liberdade de saber fazer.
Liberdade é uma conquista, ela não existe por si só. Se estiver liberto e pronto para viver a liberdade é porque antes não estava. A liberdade só é plena para aqueles que conhecedores de seus limites, conhecedores de seus poderes atuam  com esse conhecimento na busca de causa e efeito, atuam na direção de uma educação racional e emocional permitindo-se um equilíbrio dinâmico entre disciplina e liberdade.

E finalmente... a disciplina é boa unicamente para quem à pratica, pois dela virá a liberdade única e exclusiva que cada um merecer conquistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário